Projetos de Pesquisa

 

Corpo e sexualidade em narrativas de autoria feminina em Língua Portuguesa (edição 2024)

RESUMO

O presente projeto é uma ação do Grupo de Estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses (GEPEPs), vinculado à Faculdade de Letras e Educação, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Unifesspa. Nesta edição (15/02/2024 a 15/02/2025), com o título Corpo e sexualidade  em narrativas de autoria feminina em Língua Portuguesa , a intenção é estudar, em algumas obras produzidas por mulheres, sejam textos de escritoras brasileiras, portuguesas , moçambicanas ou angolanas, aspectos da representação do corpo  feminino e da sexualidade, a fim de promover discussões sob a perspectiva de gênero e violência.  Para o estudo proposto serão privilegiadas as leituras de contos e crônicas, partindo dos seguintes questionamentos: de que forma as personagens femininas são representadas nas narrativas lidas? Que lugares sociais essas personagens ocupam? Quais os tipos de violências contra a mulher podem ser identificados nas narrativas lidas? Que elementos de aproximação e distanciamento há entre narrativas produzidas por escritoras brasileiras, portuguesas, moçambicanas e angolanas?  No decorrer do projeto, será feito um mapeamento  sobre o trabalho de contista e cronista de  algumas escritoras  do século XX ao XXI, a saber:  no Brasil (Eneida de Moares, Monique Malcher, Ana Diniz, Clarice Lispector, Nélida Pinõn), Portugal (Lídia Jorge e Florbela Espanca), Moçambique (Paulina Chiziane) e Angola (Ana Paula Tavares). 


Estudos de narrativas: representações da mulher na literatura de autoria feminina paraense Pós-1970 (edição 2023)

RESUMO

O presente projeto é uma ação do Grupo de Estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses (GEPEPs), vinculado à Faculdade de Letras e Educação, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e tem o propósito de investigar a representação da mulher em narrativas de escritoras paraenses, de modo especial naquelas produzidas a partir da segunda metade do século XX. No decorrer do desenvolvimento deste projeto, buscaremos evidenciar as diferenças no modo de construção das identidades femininas especialmente nas relações de gênero. Trata-se de uma pesquisa capaz de contribuir com os estudos sobre a trajetória feminina na construção social bem como na consolidação da literatura de autoria feminina do Estado do Pará. Para que o propósito seja alcançado, vamos observar, no processo de construção das narrativas de escritoras paraenses, quais autoras mantêm um estilo de escrita mais voltado aos padrões de moldes tradicionais ao trabalhar as relações de gêneros e quais mantêm um estilo mais independente, mais autônomo, nessa construção. Outrossim, é também intenção desse projeto fazer um mapeamento de quais escritoras enfatizam tramas com múltiplas peripécias ao trabalhar com os elementos da narrativa e quais mantêm a tendência intimista, conforme difundido por algumas escritoras brasileiras da segunda metade do século XX.


A mulher na sociedade de classes: uma leitura de narrativas de Lindanor Celina (edição 2022)

RESUMO

O projeto “A mulher na sociedade de classes: uma leitura de narrativas de Lindanor Celina”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses (GEPEPs), tem o propósito de trazer para as discussões acadêmica do Curso de Letras – Língua Portuguesa (Licenciatura), da Faculdade de Letras e Educação, as produções literárias da escritora paraense Lindanor Celina Coelho Casha. As discussões propostas buscarão construir uma análise crítica das abordagens existentes sobre a condição feminina no sistema capitalista. A preocupação será, a partir das leituras de narrativas de Lindanor Celina, observar o processo de marginalização das mulheres na sociedade de classes, desmistificando a ideia de que é o sistema capitalista o responsável pela inserção feminina no mundo econômico. Para isso, o principal referencial teórico que irá conduzir essa travessia discursiva será a obra A mulher na sociedade de classes: mito e realidade (2013), da socióloga Eleieth Safiotti.


Estudos da poética do tempo e do espaço na poesia de Adalcinda Camarão (edição 2021)

RESUMO

O projeto "Estudos da poética do tempo e do espaço na poesia de Adalcinda Camarão" teve como objetivo fazer uma revisitação do espaço literário paraense em busca de obras produzidas pela escritora Adalcinda Magno Camarão Luxardo, com intuito de trazer essas produções para as discussões acadêmicas, fomentando pesquisas e estudos, de maneira a proporcionar maior visibilização das obras produzidas pela escritora. Apesar do considerável número de produções, são quase invisíveis o número de estudos e pesquisas dedicados às produções literárias de Adalcinda.


Resgate de textos de escritoras do século XX: corpo e memória nas letras de Eneida de Moraes (edição 2020)

RESUMO

O Projeto "Resgate de textos de escritoras do século XX: corpo e memória nas letras de Eneida de Moraes" teve como objetivo fazer uma revisitação do espaço literário paraense em busca de obras produzidas pela escritora Eneida de Villas Boas  Costa de Moraes, com intuito de trazer essas produções para as discussões acadêmicas, fomentando pesquisas e estudos, de maneira a proporcionar maior visibilização das obras eneidianas. Eneida foi uma escritora que muito influenciou não apenas a produção literária feminina no Estado do Pará, mas também a participação da mulher em demais instâncias sociais.